Rochas e Minerais: Materiais da Terra

    Bem-vindo ao fascinante mundo das rochas e minerais! Prepare-se para embarcar em uma jornada incrível pela história da Terra, explorando os segredos guardados nas camadas geológicas e descobrindo a incrível variedade de formações rochosas e substâncias minerais que compõem nosso planeta. Nesta jornada, vamos mergulhar nas profundezas da Terra, desvendar os mistérios da sua formação e entender como rochas e minerais desempenham um papel vital em tudo, desde a nossa paisagem até a nossa própria existência. Vamos explorar a beleza, a diversidade e a importância científica desses elementos fundamentais da natureza. Pronto para descobrir os segredos que as rochas e minerais têm a nos revelar? Então, vamos lá!


O que é um Mineral?

    Minerais são substâncias inorgânicas naturais de composição química definida, com estrutura sólida cristalina determinada, com arranjo atômico ordenado, que às vezes se apresentam em formas geométricas mais ou menos regulares.(BIOLOGIA PARA VIDA)
Mineral também é um sólido homogêneo de ocorrência natural, ele pode ser produzido aqui mesmo na Terra ou vindo de corpos celestes do universo como meteoritos, asteroides. 

Principais características:
. Substâncias inorgânicas naturais
. Composição química definida
Estrutura sólida cristalina determinada
. Arranjo atômico ordenado

    Substância química inorgânica natural são substâncias compostas por dois ou mais elementos que não tem em sua principal composição o carbono ou que não tem origem de material orgânico( seres vivos).

  Substâncias sólidas é a única forma que é aprovada para ser mineral; substâncias líquidas ou gasosas são excluídas do conceito de mineral. Logo o gelo nas calotas polares são minerais, mas a água não. Algumas substâncias fogem a esta definição, no caso do mercúrio líquido. Esses elementos são estudos dos mineralogistas, a substâncias é chamada de mineralóide.

   Homogêneo é algo que não pode ser dividido fisicamente em componentes químicos mais simples. A olho nu algumas coisas podem parecer únicas porém quando utilizamos utensílios para o estudo vemos que há mais de um elemento.

    Composição química definida significa que um mineral é uma substância na qual podemos expressa-la por forma de uma fórmula química, por exemplo: Au= Ouro, SiO2= Quartzo, CaCO3= Calcita e assim a diante.

    Arranjo atômico ordenado é
 a existência de uma estrutura interna, onde os átomos, íons ou moléculas estão dispostos em um padrão geométrico regular. Este padrão obedece às regras de simetria que se estua em cristalografia, e os sólidos assim constituídos pertencem a um dos sistemas cristalinos: triclínico, monoclínico, ortorrômbico, tetragonal, hexagonal (trigonal) e isométrico.(BIOLOGIA PARA VIDA)


Composição do mineral:
  
O mineral essencial é o que caracteriza o tipo de rocha, minerais acessórios são aqueles que tem em pouco quantidade na rocha dão uma variedade e o minerais secundários são minerais que aparecem após a formação do mineral.

Minério:

Minério é um conjunto de minerais que contêm uma alta concentração de um determinado elemento ou substância, tornando sua extração ou exploração economicamente viável. Pode se apresentar na forma de rocha, sedimento ou solo, e é composto por minerais de minério, que são os alvos da exploração, e ganga, que é o material indesejado. Por exemplo, o minério de ferro, comumente encontrado em formações ferríferas bandadas em Minas Gerais, consiste principalmente em hematita e magnetita como minerais de minério, intercalados com camadas de cherte, que é a ganga.

O que são rochas?
Classificação das rochas

    Uma rocha é formada por um mineral ou pela associação de dois ou mais minerais, mantendo uma composição e características uniformes na crosta terrestre. Alguns exemplos incluem o calcário e o mármore, compostos principalmente de calcita. Por outro lado, rochas como granito e basalto consistem em diferentes minerais, como quartzo, feldspato e mica, ou silicatos de alumínio e ferro, respectivamente. Algumas rochas são compostas por um único mineral, mas são consideradas rochas devido à sua extensão geográfica significativa na natureza, como o calcário. Essas rochas são chamadas de monominerálicas.

As rochas podem ser dividas em:
Magmáticas/Ígneas
Sedimentares
. Metamórficas

Rochas Magmáticas/Ígneas

1) São as mais antigas que há no planeta.
2) São mais resistentes do que as outras. 
3) Fazem parte de 65% de todas as rochas no planeta.
4) Formadas a partir do resfriamento e solidificação (cristalização) do magma, com estrutura geralmente maciça.
5) Isso pode acontecer no interior ou na superfície da Terra, denominadas de extrusivas (vulcânicas) e intrusivas (plutônicas), respectivamente.
6) Essas rochas não tem depósitos de fósseis , pois se houver algum fóssil dentro desta rocha no fundo da crosta, ele será derretido por conta da alta temperatura.
7) Esta rocha ela tem um depósito de mineral, na forma de manchas com tamanhos distantes.
8) As rochas ígneas não reagem com ácidos.
9) As rochas magmáticas podem ser vítreas ou ter cristais com tamanhos e formas diferentes.
10) Apresentam grãos (cristais) irregulares ou geométricos.
O tamanho dos cristais minerais em uma rocha ígnea pode indicar a taxa na qual a lava ou magma resfriou (cristalizou) para formar uma rocha. O tamanho do cristal também pode ser afetado pelo quantidade de gases ou pela disponibilidade dos produtos químicos na rocha fundida necessários para formar os cristais. Cristais maiores geralmente indicam rochas ígneas intrusivas, cujo resfriamento foi lento. Cristais menores ou ausência de cristais, geralmente indicam resfriamento mais rápido associado a rochas ígneas extrusivas. (BIOLOGIA PARA VIDA)

Rochas magmáticas intrusivas ou Plutônicas
. Solidificaram-se no interior da Terra
. Esfriam lentamente em geral em grande profundidade e massas no interior da Terra
. Se formam em pressão e temperaturas elevadas  
. Este resfriamento lento favorece a formação de cristais e diferenciação dos minerais
. Por estarem isoladas da hidrosfera e atmosfera favorece a manutenção da composição química do magma.
Rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas
. Se formam pelo resfriamento do magma na crosta terrestre após ser expelido por um vulcão.
. Por ter sido expelido, ele resfria muito rápido sem dar tempo com que os minerais cristalizem.
. Se formam em temperaturas e pressão baixas.

Rochas Sedimentar
1) São feitas a partir de sedimentos de outras rochas que sofreram intemperismo ao longo do tempo.
2) São rochas mais recentes, portanto são menos resistentes, mais moles.
3) São rochas que geralmente contém fósseis ou combustíveis fósseis.
4) Estas rochas apresentam camadas, por causa de ser feita de sedimentos de outras rochas.
5) São rochas porosas, fazem aquíferos.
6) Elas constituem 5% de todas as rochas do mundo o resto é tudo rochas magmática ou metamórfica.   




Intemperismo
Intemperismo é nome do processo físico, químico ou biológico que ocorre na superfície terrestre, que em consequência causam os fragmentos de várias rochas. Eles atuam em uma rocha sã desgastando a rochas fazendo com que ela se torne em fragmentos cada vez menores.

Intemperismo Físico:
É a degradação da rocha a partir de fenômenos da natureza como, vento, chuva, sol. Isto vai enfraquecendo a rocha cada vez mais até um tempo que ela se racha ao meio.


Intemperismo Químico
Está ligado realmente a elementos químicos que interferem na rocha, por exemplo a água que infiltra na rocha vai cada vez mais causando interferência na rocha.


Intemperismo Biológico:
Este tipo de intemperismo é causado pela vida na terra, por exemplo raízes de uma árvore vão desgastando as rochas que estão no lugar para ocuparem o seu espaço.


O processo de formação de uma rocha sedimentar é:
1) Meteorização ou intemperismo: este processo ocorre na degradação de outras rochas, deixando- as em pequenas partes.
2) Erosão e transporte: o processo ocorre quando este fragmentos de rochas são levados por meio de água, vento, rios. Estes sedimentos vão se depositando um sobre o outro por conta da gravidade. 
3) Soterramento: Depois de os sedimentos serem levados por conta desses agentes, as suas camadas vão aumentando e se diversificando por causa do acumulo de fragmentos de várias rochas. 
4) Diagênese ou litificação ou solidificação: Ele é a ultima etapa do processo, estes pequenos pedaços vão se transformando em uma rocha, isto ocorre, pois sobre eles tem fenômenos físicos e químicos que auxiliam a isto. Existem três principais processos disgênicos; são eles: Compactação, Cimentação e Recristalização. Eles ocorrem entre 1 e 4KM de profundidade abaixo disso acontece o metamorfismo.


Rocha Metamórfica:
1) São rochas formadas por outras rochas que sofreram transformações tanto químicas quanto físicas( Metamorfismo )
2) Metamorfismo é quando uma rocha sofre esse tipo de transformação por meio de temperatura e pressão elevada.
3) Os agentes do metamorfismo são: Temperatura e pressão elevada, Fluidos, como água, elementos químicos, gás entre outros, e o tempo.

Características das rochas Metamórficas:
1) São rochas duras.
2) A presentam cristais de diversas formas.
3) São rochas com a distribuição dos componentes heterogêneas, logo é perceptível manchas de diferentes cores.


Ciclo das rochas:

    O ciclo das rochas é um processo dinâmico e contínuo que envolve a formação, transformação e destruição das rochas na crosta terrestre. Esse ciclo é composto por três principais etapas: o ciclo das rochas ígneas, o ciclo das rochas sedimentares e o ciclo das rochas metamórficas.

    No ciclo das rochas ígneas, o magma proveniente do interior da Terra resfria e solidifica-se, formando rochas ígneas. Esse processo pode ocorrer tanto na superfície terrestre, dando origem a rochas extrusivas como o basalto, quanto no interior da crosta, formando rochas intrusivas como o granito. Com o tempo, essas rochas podem sofrer erosão e intemperismo, dando início ao ciclo seguinte.

    No ciclo das rochas sedimentares, os sedimentos resultantes da erosão e da fragmentação de outras rochas são transportados e depositados em camadas. Com o acúmulo desses sedimentos e sua compactação ao longo do tempo, formam-se rochas sedimentares como o arenito, o calcário e o folhelho. Essas rochas podem conter fósseis e fornecer importantes informações sobre o ambiente geológico do passado.

    Por fim, no ciclo das rochas metamórficas, as rochas ígneas, sedimentares ou outras rochas metamórficas são submetidas a altas pressões e temperaturas no interior da Terra, resultando em transformações físicas e químicas. Essas condições metamórficas podem causar o rearranjo de minerais e o desenvolvimento de texturas características, dando origem a rochas metamórficas como o gnaisse, o mármore e a ardósia.

    Assim, o ciclo das rochas continua, com a alteração e a reciclagem constante dos materiais que compõem a crosta terrestre, desempenhando um papel fundamental na evolução e na dinâmica do planeta ao longo do tempo geológico.

-------------------------------------------------------------------------------------------
Quartzo

Turmalina Negra


Lápis-lazúli

Galena

Obsidiana(rocha extrusiva)

Bornita

Granada

Quartzo Rosa

Chumbo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movimentos da Terra: Deslocamentos dos Astros

Método Científico: A ciência posta em prova.

Hidrosfera: A água do nosso planeta