Método Científico: A ciência posta em prova.

Método

    Método: palavra  do grego antigo ,μέθοδος, méthodos. É um conjunto de procedimentos, que visa chegar em um objetivo principal, no qual utiliza da forma científica para chegar no resultado que melhor descreve a natureza ou algo do mundo natural, um fenômeno.

Fenômeno

    A palavra fenômeno é tudo que é aparente, ou que acontece, mas principalmente que possa ser medido ou verificado: Um fato, um evento, um acontecimento. A origem do termo é do grego antigo, φαινόμενον, phainómenon. Para ser determinado fenômeno tem que ser observável, que existe. Uma mudança, um fato empírico, ou seja, uma ocorrência que pode ser identificada pelos nossos sentidos.

O método científico busca compreender mais o que está a nossa volta, a natureza, o universo, o cosmo, ou seja, tudo existente. Cosmos é definido como tudo que existe desde de uma partícula de átomo (microcosmo) até o universo (macrocosmo).

O que é mundo natural? Mundo natural é tudo que pode ser observado pelo ser humano a olho nu ou com auxilio de aparelhos( telescópio, lupa, luneta, entre outras ferramentas). O que torna algo "Ciência" é a possibilidade de verificação de alguma lei que nos propomos a partir da observação do mundo natural.



O que é método Científico?

Você já se questionou como os cientistas solucionam perguntas para entendermos melhor o mundo, aqui você descobrirá como e o porque disso.

Método científico é um conjunto de etapas necessárias que faz com que, seguindo estas etapas, chegamos a um estudo verificável, confiável e verdadeiro. O método científico auxilia os pesquisadores em suas decisões e qual caminho a seguir. Não tem como fazer ciência sem método científico.

    As etapas do método científico são:

Observação: Analisando um fenômeno.

      A observação nada mais é do examinar algum fenômeno com um olhar mais criterioso, para que após isto aconteça questionamentos para uma conclusão no futuro.

Hipóteses: Possíveis explicações.

  Hipóteses são construídas depois da observação criteriosa e seu questionamento, o qual é a pergunta principal. São soluções subjuntivas para responder o problema.

Experimentação: O teste.

   Para sabermos se uma hipótese é válida ou não devemos fazer um experimento, coletando os dados de maneira com que qualquer pessoa faça com os devidos ingredientes.

Verificação: observação de dados.  

      Dados coletados do experimento são analisados melhor, para tirar conclusões ou até formular outra hipótese para o problema.

Conclusão: Elaborando ideias finais. 

       Com base na análise dos dados, os cientistas tiram conclusões sobre se as hipóteses foram ou não confirmadas. Eles consideram a relevância estatística e as implicações práticas dos Com base na análise dos dados, os cientistas tiram conclusões sobre se as hipóteses foram ou não confirmadas. Eles consideram a relevância estatística e as implicações práticas dos resultados.

Comunicação dos Resultados: Espalhando conhecimento.

     Os resultados do estudo são comunicados à comunidade científica e muitas vezes ao público em geral. Isso geralmente envolve a redação de um artigo científico, apresentações em conferências ou divulgação por meio de meios de comunicação.

É importante notar que o método científico é um processo iterativo, e os cientistas podem revisar e ajustar suas hipóteses com base nos resultados obtidos. Essa abordagem sistemática visa garantir a validade e a confiabilidade das conclusões científicas.

Etapas do método científico(Brasil Escola)

Referencias Bibliográficas:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrosfera: A água do nosso planeta

O que é Ciência?