Estrutura da Terra: O interior do nosso astro
Junte-se a nós em uma jornada fascinante para explorar os segredos ocultos sob nossos pés! Convidamos você a mergulhar em um texto informativo sobre a Estrutura da Terra. Descubra as camadas que compõem nosso planeta, desde sua superfície até o núcleo profundo. Prepare-se para desvendar os mistérios geológicos que moldaram nosso mundo e continuam a influenciar nosso ambiente.
Modelos da Terra
A análise de resultados de estudos permitiu a construção de dois modelos complementares para a estrutura interna da Terra: um que considera a distribuição dos componentes químicos que compõe o nosso planeta , denominado de Geoquímico; e o outro que considera as velocidades de propagação das ondas sísmicas dos tremores e terremotos, denominado Geodinâmico.
Modelo Geoquímico
O objetivo principal do modelo geoquímico é determinar a abundância dos elementos existentes na natureza(que podem ser minerais, rochas e outros minerais derivados, seres vivos, na água e na atmosfera), mediante de técnicas analíticas, que compactuam para descobrir informações da Terra e do Universo. O modelo Geoquímico divide a Terra em camadas concêntricas baseando-se em sua composição ''básica": Crosta, Manto e Núcleo(interno ou externo).
Modelo Geodinâmico
O modelo Geodinâmico é focado nas prioridades físicas dos materiais terrestres(camadas de rochas ou estratos); este modelo também acredita que a parte interna da Terra é constituída por 5 camadas, são elas: Litosfera, Astenosfera, Mesosfera, Endosfera externa e Endosfera interna.
A diferença entre esses dois modelos está na classificação do manto. No modelo geoquímico, o manto está dividido em duas partes: manto superior e manto inferior. No modelo geodinâmico, o manto está dividido em três camadas: litosfera, astenosfera e mesosfera.
O interior da Terra
Como podemos saber o que há no interior do nosso planeta?
Formas de saber:
1.Escavando buracos: Escavando buracos podemos retirar de lá algumas rochas que nos dão indícios do que está no solo. Está técnica não é tão eficiente, pois o maior buraco já feito foi de 12,2 KM e só a crosta varia entre 10KM e 70KM.
2.Minas: Com as minas terrestres, utilizamos para explodir e fazer um caminho embaixo da Terra.
3.Lava: A lava quando expelida, leva com si algumas rochas ou minerais do interior da a Terra até a superfície.
4.Erosão: A erosão desgasta o solo ou a rocha, assim mostrando cada vez mais as camadas do solo do local, porém essa técnica não é boa, pois não estaremos conservando o solo.
5. Terremotos(vibrações): Os terremotos fazem ondas sonoras. De acordo com a densidade das rochas ou quão compactas são, as rochas podem mudar a frequência das ondas sonoras que são capturadas por um sismógrafo.
6. Explosões Controladas: São explosões feitas a partir de minas, dinamites, entre outros utensílios explosivos. Simulam terremotos, portanto emitem ondas sonoras nas quais são capturadas por um sismógrafo.
7.Estudar rochas antigas: Estudando rochas antigas podemos tirar informações sobre o solo como idade, composição. Aqui no Rio Grande Do Sul há diversas rochas que permaneceram por milhões de anos até hoje.
8.Poços Petrolíferos: Um poço de petróleo é uma estrutura de perfuração na superfície terrestre usada para extrair petróleo e/ou gás natural. Normalmente, durante a operação, é produzido não apenas petróleo, mas também gás natural junto da água. Se o objetivo principal for extrair gás, o poço é chamado de poço de gás. Essas perfurações permitem acessar recursos até uma profundidade de aproximadamente 7 km, por isso não é tão boa.
9.Meteoritos: Os meteoritos é uma forma nem tanto confiável, mas podemos dizer que nele há a mesma composição do núcleo da Terra(Ferro e Níquel).
Camadas da Terra no Modelo Geoquímico:
No modelo Geoquímico as camadas da Terra são representadas em: Crosta, Manto e Núcleo, externo e interno.
.Crosta: A crosta é a parte mais superficial do planeta, pode ser classificada em crosta continental(local onde tem terra)e crosta oceânica(local onde tem água), fica entre 10KM e 70KM.
.Manto: Camada com textura pastosa por conta do magma, vai de 100KM até 2900KM de profundidade, é situado entre a crosta e o núcleo, pode ser dividido em manto superior e inferior.
.Núcleo: Zona localizada abaixo do manto e vai até 6371KM de profundidade é composto por ferro e níquel, sua temperatura é escaldante, pode ser dividido em núcleo externo e interno.
Camadas da Terra no modelo Geodinâmico:
No modelo Geodinâmico as camadas do interior da Terra são representadas em: Litosfera, Astenosfera, camada de transição, Mesosfera, Endosfera externa e interna.
.Litosfera: Essa é a camada mais externa da Terra, ocupando a parte superficial do manto é formada por rochas sólidas e está dividida em placas litosféricas.
.Astenosfera: Parte onde o seu material é deformável, ela é quem permite o deslocamento das placas tectônicas.
.Camada de transição: Esta camada é justamente a camada que faz a transição entre a parte "superior" e "inferior" da Terra.
.Mesosfera: Esta zona é a área do meio do planeta, o material rochoso encontra-se sólido.
.Endosfera externa: Situa-se a entre a mesosfera e a Endosfera interna, agora o material rochoso se encontra no estado líquido.
.Endosfera interna: Parte mais interna da Terra composta por ferro e níquel(NiFe), pode chegar a temperatura de 5000 graus Celsius.
Além dessas camadas a outras como: Hidrosfera(água), Atmosfera(ar), Biosfera(vida) além da litosfera.
Referencias bibliográficas:
Comentários
Postar um comentário