Equinócios e Solstícios: As estações do ano

    Os equinócios e solstícios são fenômenos astronômicos marcantes que ocorrem ao longo do ano e têm grande importância no estudo da astronomia e na compreensão dos ciclos terrestres. Os equinócios marcam os momentos em que o Sol se encontra sobre o plano do equador terrestre, resultando em dias com igual duração de luz e escuridão em toda a Terra. Já os solstícios representam os instantes em que o Sol atinge sua maior ou menor altura no céu em relação ao horizonte, causando os dias mais longos ou mais curtos do ano. Esses eventos estão intimamente ligados às estações do ano e à inclinação do eixo de rotação da Terra, e desempenham um papel fundamental na determinação do clima e dos padrões de luz solar em diferentes regiões do planeta. Nesta introdução, exploraremos mais detalhadamente esses fenômenos astronômicos e sua relevância para a compreensão do funcionamento do sistema solar e dos ciclos naturais da Terra.

O que são Equinócios e Solstícios?
    No período dos Equinócios, o dia e a noite tem a mesma duração entre 24 horas, ou seja, o dia e a noite tem 12 horas cada. Isso acontece quando os raios solares incidem na linha do Equador, fazendo com o que os dois hemisférios, norte e sul, do planeta recebam a mesma quantia de luz e escuridão em um dia. Esses Equinócios são chamados mais comumente de Outono e Primavera, que iniciam-se no hemisfério sul, no dia 21 de março, o Outono e no dia 21 de setembro, a primavera. No hemisfério norte é ao contrário.

    No período de Solstícios, o dia e a noite não tem a mesma duração, ou seja, a luminosidade do planeta é diferente entre os hemisférios, isto ocorre, por conta que o eixo de inclinação da Terra em relação ao da eclíptica está diferente. No dia 21 de dezembro para o hemisfério sul, inicia-se o solstício de verão e no dia 21 de julho, inicia-se o solstício de inverno. Para o hemisfério norte é ao contrário. 


    Acima temos uma imagem que pode ser produzida em casa, porém necessita de alguns recursos, como o globo terrestre, para representar a Terra, e um abajur, para representar a luz solar. Aqui está a representação de um Solstício de verão, em relação ao hemisfério sul.


    Aqui temos a representação dos Equinócios de Outono e primavera, os objetos utilizados foram os mesmos.


    Nesta imagem temos a representação de um solstício de inverno, em relação ao hemisfério sul, podemos observar que os objetos também foram os mesmos.

Relógios de Sol

    O homem já utilizou vários métodos para contagem do tempo, como relógios de água, relógios analógicos, relógios digitais e um deles é o relógio de sol. Entre o relógios de Sol há diversos, exemplo: Gnomon, Intihuatana(utilizado pelo Incas), Relógio Solar Tupi-Guaraní, entre outros feitos pela humanidade ao longo dos anos.

    Relógio de Sol representando um Gnomon, no pátio do Colégio Militar de Porto Alegre, as 10 horas da manhã.

    Relógio de Sol representando um Gnomon, no pátio do Colégio Militar de Porto Alegre, ao 12:20.



  Na imagem da esquerda tem um tipo de obelisco, e embaixo pedras que representariam os horários, na imagem do meio temos o instrumento utilizado pelos incas para contar o tempo a partir do Sol e o mais da direita funciona de acordo coma posição do sol vai mostra o horário em uma tábua de metal.


Relógio de Sol usado pelos Incas(Tripadvisor)

Relógio Solar do Jardim Botânico do Rio de Janeiro(Charlem Sarges)

Relógio de água do Iguatemi:







Referencias Bibliográficas:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Método Científico: A ciência posta em prova.

Hidrosfera: A água do nosso planeta

O que é Ciência?